19 de fevereiro de 2011

Cecília Dias



Voltamos às histórias da Casa Dias

A minha tia Cecília, esposa de Francisco Dias era talvez a vendedora por excelência daquela casa.
Por um lado, porque tem um dom inato para vender, depois porque é uma Senhora bonita e sempre muito bem arranjada (recordo-me que nunca o seu penteado tinha um cabelo que fosse fora do sítio), acompanhava a moda (fosse nas suas vindas à Europa, fosse na “nossa" tão necessária BURDA), e por mais que não fosse, era esposa do patrão o que lhe dava um estatuto diferente aos olhos dos clientes.
Era frequente serem os meus tios a fazerem as compras em Portugal para a Casa Dias, por isso a minha tia, na maior parte das vezes já conhecia os artigos que iam chegar, e tenho a certeza que muitos dos “cortes” de tecido que tinha comprado, já estavam na sua cabeça destinados a algumas clientes, mesmo sem elas o saberem!

Havia umas quantas clientes daquela casa, que pela sua “antiguidade”, assiduidade e fidelidade, tinham e faziam questão de ter o privilégio de verem as novas colecções de tecidos antes destas serem postas à venda.
Que me perdoem as Senhoras das quais já não me lembro do nome, mas a Sra. D. Ema Osório, a Sra. D. Clotilde Lopes, a Sra. Dra. Fernanda Teixeira eram algumas destas clientes que eram “levadas” ao armazém de tecidos para fazerem as suas escolhas. Mas como disse anteriormente muitos dos “cortes” que lhes eram apresentados já tinham sido escolhidos para elas, e não raras vezes até o modelo do vestido estava escolhido!
A minha tia Cecília era a anfitriã e ao mesmo tempo a vendedora perfeita. Na venda de “cortes” penso que ninguém a conseguia superar.

Mas na Casa Dias, uma parte considerável dos empregados de balcão tinham quase todos a sua “especialidade”. Ao longo do tempo e conforme me vier à memoria irei contar as histórias de alguns deles.

2 comentários:

  1. Que bem me lembro da tua tia! Realmente... sempre irrepreensível! Talvez não te lembres da minha irmã mais velha, Fernanda Nunes, que vivia no Nairoto, perto de Montepuez, mas vinha assiduamente a Nampula e quase passava o dia inteiro na Casa Dias, a fazer compras. Era uma cliente por excelência. Se falares nela à tua tia ou à tua mãe, certamente se lembrarão dela. Mais uma vez, os meus parabéns pelo blog e continua, que eu estou a adorar. Beijinhos, Lena!

    ResponderEliminar
  2. Olá Lena,
    Acabei de falar com a minha tia.
    Lembra-se muito bem da tua irmã e da tua mãe.
    Um dia destes vou passar uma tarde com ela para "recolher" mais histórias.
    Um beijo Lena

    ResponderEliminar