10 de fevereiro de 2011

Foi a 19 de Setembro de 1955 que Acácio Ulisses de Queiroz Dias, “filho de Francisco José e Palmira Pinto”  (como ele gosta de dizer), se estabeleceu na cidade de Nampula, na Avenida António Enes com um pequeno estabelecimento de tecidos e moda a que chamou CASA DIAS, seguindo as pisadas do seu pai, que era o proprietário da Casa Dias da cidade de Braga.
Do pequeno comercio na Av. António Enes, abriu pouco depois uma segunda loja na Av. José Cabral, já com a colaboração do seu irmão Francisco José de Queiroz Dias.
Em 1957, é criada a sociedade Casa Dias, Lda., ficando a sua sede no edifício da Av. José Cabral, que é ainda hoje identificada em qualquer foto, como a CASA DIAS de Nampula, é desta loja que quase todos se lembram.
A Casa Dias da Av. António Enes continuou sempre a existir com vários departamentos distintos ao longo dos anos: camisaria, sapataria, e A Feira.
Por fim a CASA DIAS acabou por se sediar na Av. António Enes (onde afinal começou) agregando num só edifício todas as suas secções, ao que Acácio Dias gostava de chamar os “Armazéns Dias”.
A história é longa e alguns pedaços dessa história estão documentados, graças ao orgulho que o meu pai , Acácio Dias, sempre sentiu no seu trabalho.
Quero deixar aqui as memorias da CASA DIAS e de todos os que fizeram parte dela ao longo dos seus anos de existência. Quero também contar-vos um pouco da história da família Dias como pedra basilar do sucesso de uma loja que se tornou um dos ícones da cidade de Nampula.
Sem pretensões literárias permitam-me que diga que tentarei fazer jus a esta tarefa “... se a tanto me ajudar o engenho e arte...”

8 comentários:

  1. "Engenha" LENA, escreve bem e publica tudo o que encontrares sobre a Casa Dias, pede ao povo leitor que também te envie material CAsa Dias ( nunca se sabe...). Beijitos e fogo à peça...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada meu amigo... o engenho e arte foi uma muito pequenina homenagem ao Homem que nos obrigou a saber ler os Lusíadas...
    Já comecei a pedir à família material, mas vou pedir tb ao povo leitor,beijos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Leninha,
    Vai "tricoteando" a história da tua família...jinhso, zé carlos

    ResponderEliminar
  4. Boa ideia Lena! Parabéns!
    Vou "vasculhar" os meus arquivos e em breve vou mandar-te umas fotos da "Casa Dias" tiradas há menos de 10 anos. Talvez encontre mais alguma coisa...
    Bjs
    João

    ResponderEliminar
  5. Boa, Lena! De certeza que tens muito "material" para aqui partilhares connosco. Se alguém, que não conheceu esta casa ler o teu blog, certamente não entenderá a razão da sua existência. Contudo, nós - os Macuas, entendemos e bem! Era uma casa, por excelência! Onde imperava o bom gosto, a qualidade, a simpatia e até me atrevo a dizer que casa mais FINESSE de Nampula. Força e ficamos à espera de mais. Um beijinho para ti.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todos, espero conseguir levar adiante este projecto.
    João agradeço-te desde já a tua disponibilidade, quanto mais material tiver para trabalhar melhor.
    A todos quantos tiverem imagens ou histórias, muito gostaria que as partilhassem comigo, para que aqui as possamos publicar e recordar.
    Beijos e bem hajam

    ResponderEliminar
  7. Lena, uma sugestão vai colocando TAgs para organizar os temas, por nomes, épocas, roupas, empregados, etc, etc...

    ResponderEliminar
  8. A Loja era Finesse e as calças eram La Finesse!

    ResponderEliminar